Banhos de Floresta
O que fazer num domingo? Banhos de floresta
Esta prática japonesa é um processo de relaxamento; conhecido no Japão como shinrin yoku. Um método simples de ficar calmo e tranquilo entre as árvores, observando a natureza ao seu redor enquanto respira profundamente, pode ajudar adultos e crianças a “desestressar” e melhorar a saúde e o bem-estar mental de forma natural.
Abaixo estão algumas dicas e atividades importantes para iniciar sua jornada de meditação e não se esqueça de nos contar como se sentiu!
* Desligue seus dispositivos para relaxar, estar atento e desfrutar de uma experiência sensorial baseada na floresta.
* Desacelerar. Caminhe pela floresta lentamente para poder ver e sentir mais.
* Faça inspirações profundas pelo nariz e expire pelo nariz também. Experimente fazer as respirações em quadrado. 4 segundos a inspirar, sustenha 4 segundos, expire 4 segundos e sustenha 4 segundos. Repita 6 vezes este ciclo. Vai enviar uma mensagem clara ao seu corpo de que ele pode relaxar.
* Pare, fique de pé ou sente, cheire o que está ao seu redor, o que você pode cheirar?
* Observe o que está ao seu redor usando todos os seus sentidos. Como o ambiente da floresta o faz sentir? Seja observador, observe os pequenos detalhes da natureza.
* Sente-se em silêncio usando a observação consciente; tente evitar pensar em sua lista de tarefas ou questões relacionadas à vida diária. Você vai-se surpreender com o número de habitantes da floresta que vê usando este processo.
* Mantenha seus olhos abertos. As cores da natureza são calmantes e estudos mostraram que as pessoas relaxam melhor ao ver verdes e azuis.
* Fique o máximo que puder, comece com um limite de tempo confortável e aumente até as duas horas recomendadas para uma experiência completa de banho na floresta.