Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE NO MONTE DO ZAMBUJEIRO

Cuidamos dos nossos hóspedes, cuidamos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde a nossa propriedade está localizada, e do planeta onde todos vivemos.

Assumimos o compromisso de oferecer o melhor serviço, mantendo nosso ambiente limpo e sustentável, integramos a liderança ambiental em tudo o que fazemos e adotamos as melhores práticas.

Desde o início do nosso projecto, em 2008, sempre tivemos como missão cuidar do ambiente, das pessoas, cultura e tradições locais. Em 2020 começámos o nosso processo de certificação ambiental e desde 2021 que somos certificados pela BIOSPHERE.  Esta certificação e programa permitiu-nos melhorar o nosso desempenho a nível de sustentabilidade ambiental e fortalecer o nosso compromisso com as pessoas e a comunidade.

Somos agora um membro BIOSPHERE SUSTAINABLE LIFESTYLE.

 

O Monte do Zambujeiro tem no seu DNA a revitalização de uma herdade da família através de um forte compromisso ambiental, cultural e social.

Sem pretenciosismo e com uma forte aposta na autenticidade promove um turismo que respeita a região e garante uma experiência genuína.

Na recuperação arquitetónica e paisagística do Monte do Zambujeiro demos prioridade e destaque a materiais sustentáveis ​​e tradicionais. Recuperamos paredes de Taipa e construímos novas. Taipa é um método de construção típico do alentejo que pelo seu excelente comportamento térmico permite enormes poupanças energéticas. 

Apesar de termos uma zona relvada a maioria das plantas e árvores são de baixo consumo de água e autótctones. 

Em 100% das unidades temos painéis solares para aquecimento da água.  No que se refere à iluminação, o Monte do Zambujeiro utiliza principalmente sistemas led e solares (exterior).

A decoração do Monte do Zambujeiro é uma combinação de peças de família e de peças comprados nas lojas locais, o que ajuda simultaneamente a “contar a história” do Monte do Zambujeiro e do Alentejo.

Consciencializamos os nossos clientes para reduzir o consumo de água, de plástico descartável (não utilizamos palhinhas de plástico ) e para a reutilização das toalhas. 

No âmbito das preocupações com a redução de embalagens não utilizamos unidoses de açúcar e estamos a reduzir o consumo de chás em pacote e a aumentar a nossa horta de chás frescos. Também o café utilizado é café moído e a granel.

As nossas acções:

 

Uma atitude sustentável também passa por incluir os fornecedores e entidades nacionais e locais na experiência turística por forma a contribuir para o desenvolvimento da economia.

Por isso, desenvolvemos parcerias com pescadores e agricultores locais e garantimos que a grande maioria dos produtos usados ​​é de origem regional e local. Desta forma podemos dar a conhecer receitas tradicionais e dar a conhecer também a gastronomia da região aos nossos hóspedes. 

O próprio conceito farm to table do nosso restaurante é uma expressão tangível deste compromisso – aos nossos clientes servimos apenas ingredientes da melhor qualidade, com origem em produtores locais e na produção biológica da horta do Monte do Zambujeiro.

O nosso staff é 100% local e mantemos a equipa todo o ano.

Em 70ha, 700.000m2, temos apenas 1300m2 de construção recuperada e em ruínas, espalhada pela herdade, o que representa um indice de construção 0,0018%!

Na nossa horta existem ervas aromáticas, especiarias e legumes,  é desenvolvida com técnicas tradicionais e recorrendo aos conselhos de alguns elementos da nossa comunidade que nos ajudam ao partilhar o seu conhecimento. A horta fornece a nossa cozinha está também acessivel aos nossos hóspedes.

O nosso pequeno-almoço inclui variedade de produtos endógenos e caseiros. 

A reciclagem é também um tema de grande importância para o Monte do Zambujeiro. Todo o lixo e óleos alimentares são reciclados e temos uma unidade de compostagem caseira que permite a obtenção de um substrato - através da transformação de resíduos orgânicos, juntamente com aparas de jardim - para aplicação hortícola.

Cumprimos princípios de redução, garantindo a minimização do impacto no ecossistema, e planos de consumo de energia e de gestão de resíduos por forma a diminuir a poluição através da reciclagem. Utilizamos, sempre que possível, materiais locais e duradouros nos quartos e em todas as outras instalações. 

Criámos trilhos pedestres na herdade por onde os nossos hóspedes são convidados a caminhar e a sentir a Natureza em estado puro.

Temos várias zonas de picnic.

Promovemos a biodiversidade e estudos de alterações climáticas em parceria com a Universidade de Coimbra e o ICNF.

Estamos a recuperar o bosque junto ao rio e com acesso ao sapal onde se podem observar centenas de aves, mais de 150 espécies identificadas na herdade. Somos um hotspot de birdwatching (e-bird).

Temos uma charca para aproveitamento das águas da chuva e por forma a fazer uma melhor gestão hidrica na herdade.

Os nossos hóspedes recebem diversas propostas de actividades na herdade e fora com parceiros locais.

Temos uma mini loja onde vendemos alguns produtos e doces locais.

Temos 3 ovelhas (Mónica, Joana e Frederica) e uma burrinha concierge (Benny) que adoram os restos de fruta e vegetais e que são uma óptima e importante ajuda nos jardins e no corte da relva.

Integramos várias redes de turismo sustentável, como as Casas Brancas, a Rota Vicentina e o Transformational Travel Council.